Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Diário de Campo

Um blog que junta o entusiasmo pela fotografia com o fascínio pela Natureza. O objetivo é continuar a aprender através da observação e partilha.

Diário de Campo

Um blog que junta o entusiasmo pela fotografia com o fascínio pela Natureza. O objetivo é continuar a aprender através da observação e partilha.

O mainá-de-crista

Comecei por reparar nele devido ao vislumbre de penas brancas nas asas, o que parecia errado para um melro. Precisei de ampliar a fotografia para reparar na crista - e confirmar que não se tratava do habitual melro. Uma pesquisa na internet levou-me à sua identificação e história: trata-se de um mainá-de-crista, uma ave exótica, de origem asiática, que terá sido introduzida em Portugal nos anos 90, e que parece estar a dar-se bem (...)
24 Dez, 2020

Corvo marinho

O objetivo, esta manhã, não era fazer birdwatching junto ao Cais das Colunas, mas este corvo marinho, pousado em cima de uma das colunas, captou-me a atenção. É habitual avistar gaivotas pousadas nas colunas (saberão que estão a pousar para dezenas, senão mais, de fotografias?), mas foi a primeira vez que avistei uma ave deste porte no topo do pilar. A beleza da alvorada junto ao Tejo chama-nos a todos, homens e aves.
06 Jun, 2020

Esquivo

Já fazia o meu regresso a casa de uma caminhada pelo Parque Florestal de Monsanto quando um movimento súbito num tronco, à altura dos meus olhos, despertou a minha atenção. Só tive tempo de ver um tufo avermelhado a desaparecer tronco acima e de ouvir o que pareciam ser guinchos muito agudos e curtos. Felizmente, levava a câmara ao ombro e consegui fazer alguns disparos em rápida sequência do animal em causa - um esquilo vermelho (Sciurus vulgaris), o primeiro que avistei em (...)
03 Mai, 2020

Sobre este blog

Não tenho formação superior na área das ciências, não tenho jardim em casa e, até há bem pouco tempo, era incapaz de distinguir o coentro da salsa. São as coisas que fazem de mim o autor inesperado de um blog chamado Diário de Campo que também ajudam a explicar as razões para criá-lo. Estudei jornalismo, mas trabalho com blogs (e tenho um blog pessoal). Um blog é  um formato necessariamente diferente do (...)